sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Dia dos Namorados : 14 de Fevereiro



Dia dos Namorados : 14 de Fevereiro


A 14 de Fevereiro, ofereça doces, flores e lembranças ao seu mais-que-tudo. E, porque não, um fim-de-semana de sonho, umas férias inesquecíveis, uma refeição afrodisíaca e toda a atenção do mundo. Afinal, é dia de São Valentim, o patrono dos namorados.

O dia de São Valentim é fruto da mistura entre tradições pagãs e religião católica. O dia 14 de Fevereiro era, na antiga Roma, um feriado dedicado a Juno, a rainha dos deuses romanos, também conhecida pela deusa das mulheres e dos casamentos.

Outra origem provável para o dia dos namorados é o festival dedicado a Fauno (Pã entre os gregos), divindade que velava pela fertilidade dos campos e pela fecundidade dos rebanhos, e que se celebrava a 15 de Fevereiro.

Durante estes festejos, chamados de Lupercalia, eram sorteados os nomes das jovens solteiras entre os rapazes candidatos ao namoro. O romance podia ter a duração do festival ou ser mais longo. Muitas vezes os jovens apaixonavam-se e casavam mais tarde.

O festival Lupercalia foi mais tarde adaptado pela Igreja cristã, que pretendia abolir as festividades pagãs. O sorteio dos nomes das raparigas foi sendo substituído por nomes de santos, e o ritual foi “apadrinhado” por São Valentim, que tinha morrido, precisamente, a 14 de Fevereiro de 269 d.C.

A data coincidia, também, com o início da época de acasalamento das aves.

O nome “Lupercalia” deriva de “Lupus”, lobo em latim. “Lupercal” era a gruta sagrada onde a loba tinha alimentado os gémeos Rómulo e Remo, fundadores de Roma. Todos os anos, a 15 de Fevereiro, os sacerdotes reuniam-se nesta gruta e sacrificavam pequenos animais, tiravam-lhes a pele e tocavam nas pessoas com tiras de pele dos animais, para curar a esterilidade. Daí a associação entre esta altura do ano e o amor/sexo.

No mundo, existem diferentes formas de celebrar este dia. Por exemplo, na Itália é habitual reunirem-se à volta de um banquete e celebrar o amor e a amizade. Na Inglaterra, as crianças recebem doces dos pais e é tradição beijar seis pessoas antes da meia-noite, para obter felicidade na vida amorosa. Na Dinamarca o presente mais famoso são as flores prensadas, designadas por flocos de neve.

Em Portugal oferecem-se chocolates, flores, cartões, peluches... seja qual for a escolha... esta vai ser bem recebida... pois o importante é demonstrar o quanto queremos alguém... mostrar mais uma vez o que sentimos e acima de tudo fazer com que esse alguém se sinta muito especial...



___________________________________________________________

Clube de Jovens Folcloristas Portugueses nas Comunidades (CJF)
41 boulevard Jean Jacques Rousseau - Appartement N° 2
F-92230 GENNEVILLIERS - France
Telf. : [+33] (0)8.70.44.73.30 - Fax : [+33] (0)1.47.94.19.08
E-mail :
clube.jovens.folcloristas@fapf.org
Site :
http://br.groups.yahoo.com/group/clubejovensfolcloristas
BlogSpot :
http://jovensfolcloristas.blogspot.com
SkyBlog :
http://jovensfolclore.skyblog.com
Orkut :
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=917522
Logotipo do “CJF-França” - Clique aqui

O Clube de Jovens Folcloristas Portugueses nas Comunidades (CJF-França) é uma associação portuguesa filíada na Federação das Associações Portuguesas de França – FAPF (
www.fapf.org)

Presidente do Clube CJF-França : Adé CALDEIRA
clube.jovens.folcloristas@fapf.org
Messenger :
adecaldeira@hotmail.com

___________________________________________________________




Visite o site do Clube dos Jovens Folcloristas Portugueses nas Comunidades (CJF) em :
http://br.groups.yahoo.com/group/clubejovensfolcloristas

Associa-te ao CJF e recebe gratuitamente o nosso boletim. Clica em :
clubejovensfolcloristas-subscribe@yahoogrupos.com.br


_________________________________________________________________

Inscreva-se na nossa newsletter

Sem comentários: