quinta-feira, 15 de novembro de 2007

UNESCO/2008 - Património Imaterial da Humanidade : Candidatura Galego-Portuguesa à UNESCO

Estimado amigo, Adé CALDEIRA

A Associação Cultural e Pedagógica Ponte...nas ondas! vem informá-lo da actualidade da Candidatura do Património Imaterial Galego-Português à UNESCO, Candidatura que, no devido momento contou com o seu importante apoio.

Como é do seu conhecimento, há precisamente dois anos, em Novembro de 2005, esta Candidatura estava em Paris concorrendo para ser uma das proclamações das Obras Mestras do Património Imaterial. Lamentavelmente, naquele momento, não foi possível. Foram muitas as vozes que assinalaram que o esforço realizado já valera a pena, dado que a consciência criada à volta deste património comum já constituía um êxito importante.

Há poucos dias, tivemos conhecimento que a UNESCO abriu o prazo, até Setembro de 2008, para a apresentação de propostas, por parte dos Estados, de candidaturas de património imaterial que serão inscritas na Lista Indicativa que se tornará pública em 2009.

Como foi, exactamente, no dia 25 de Novembro de 2005 que a Candidatura não alcançou a proclamação, Ponte...nas ondas! pensa que seria oportuno chamar a atenção dos governos para que proponham à UNESCO a inscrição do Património Imaterial Galego-Português na nova Lista Indicativa do Património Imaterial da Humanidade.

Neste momento, ainda estamos a tempo de conseguir que a Candidatura seja proposta por ambos os Estados. Depende do apoio e do eco que entre todos e todas consigamos fazer chegar aos respectivos Ministérios da Cultura.

Para isso, e dado que a Candidatura foi a primeira a ser promovida a partir de escolas de dois países, no próximo dia 23 de Novembro, os centros educativos das duas margens do Minho realizarão um acto simbólico de união nas respectivas pontes. Uma vez mais vamos estender pontes sobre a fronteira. Uma cadeia humana de jovens das duas margens interpretarão o tema central de Meninos Cantores ( Mais perto ).

Dirigimo-nos, especialmente, a si para que nas tribunas públicas em que possa expressar a sua opinião, difunda esta nova oportunidade que se apresenta para o património cultural imaterial galego-português. Juntamos um texto explicativo e estamos à sua disposição para lhe proporcionar toda a informação que considere pertinente.

Em nome da Associação Ponte…nas ondas! receba os nossos cordiais cumprimentos com um sincero agradecimento pela valiosa colaboração.


Pel’ Associação Ponte...nas ondas!

Lourdes Carita
lourdes.carita@webside.pt
www.opatrimonio.org
Telefone de contacto: [+351] 919054066


Documento de apresentação :
www.divshare.com/download/2755540-7bb

Sem comentários: