
Exposição de lenços de namorados minhotos
Descrição do conteudo e objectivos (nota técnica)
O estudo do folclore é o estudo da própria alma de um país, é o estudo do modo de ser da gente do povo, das suas maneiras de pensar, de agir e de sentir, é o estudo da feição nacional nas suas bases mais profundas e mais características. É a cultura de folk, é a mentalidade do povo, é a lição que nos vem transmitida através das gerações, como todo saber empírico das gentes humildes que lastreiam a formação da nacionalidade, cada um com seus usos, práticas e costumes.
Temos que compreender e defender o nosso património, a nossa identidade, até porque o desenvolvimento só coabita com uma população culturalmente evoluída, o que não pode acontecer no desconhecimento das raízes que nos definem, no ignorar das memórias do povo que somos.
É um facto, que um povo sem memória não existe. Há por isso que a preservar investigando, reconstituindo e divulgando. Temos que investigar, reconstituir, preservar e divulgar as nossas tradições, e torna-las prioritárias.
Os lenços dos namorados existem por todo o país, com maior incidência no Minho, Alentejo e Açores. É no Minho que surge a mais importante recuperação desta arte que além de bordar os lenços, extrai toda a escrita e simbologia para a cerâmica, obtendo-se assim lindas peças pintadas à mão.
Não existe no país região tão rica em bordados como a do Minho. Assim surge este projecto com o objectivo de divulgar essa vertente do artesanato regional, no âmbito dos Lenços de Namorados, também designados lenços marcados, bordados ou de amor.
A tradição dos Lenços de Namorados é significativa nas localidades de Viana do Castelo, Vila Verde, Telões, Guimarães e Aboim da Nóbrega, apresentando, todavia, características de bordado diferente particularmente evidenciados nos de ponto de cruz vermelho pela sua elaboração muito trabalhada, rigorosa e sofisticada. Os restantes, mais recentes, destacam-se pela explosão de cores vivas bordadas a ponto de cruz, pé-de-flor, crivo, cadeia e cheio.
A característica fundamental consiste nos lenços apresentarem, além dos pontos e cores utilizadas, uma bainha ricamente trabalhada e com motivos diferentes de lenço para lenço.
Era costume ensinar às raparigas a arte de bordar para que mal entradas na adolescência começassem a preparar o enxoval. O lenço era bordado então, nas longas noites de serão, nos momentos livres do dia ou aquando do apastoramento do gado, pela rapariga apaixonada que ia transpondo para o lenço os sentimentos que lhe iam na alma. A rapariga usá-lo-ia ao domingo na trincha da saia ou no bolso do avental; mais tarde oferecê-lo-ia somente ao rapaz que amava como compromisso de amor, este passaria a usá-lo ao pescoço ou no bolso do casaco do fato domingueiro.
A certificação dos Lenços de Namorados do Minho implicou a realização de um levantamento detalhado das caracteristicas e especificações deste produto.
Só o cumprimento destas características e especificações é que garante que se está perante um produto genuíno, representativo da identidade cultural de um povo.
O tema principal destas peças bordadas é (de uma forma clara) o amor, sentimento transposto para os lenços, pelas moças da aldeia em “idade casadoira”, e apresentado como seta ao coração do “namorado” ou “conversado”. Exemplos vivos de histórias de amor (correspondidos umas vezes, outras nem tanto) pensa-se que a sua origem esteja nos lenços senhoris dos séculos XVII e XVIII, adaptados posteriormente pelas mulheres do povo.
Um legítimo Lenço de Namorados do Minho deverá ter quarenta centímetros [40 cm] a sessenta centímetros [60 cm] e poderá não ser um quadrado perfeito.
Simbologia : Cibório, cipreste, gregas, flores, silvas, cântaros, cruz, custódia, brazões, passarinhos, pombas, estrelas de Salomão, cestas, corações, chaves, peças agrícolas, borboletas, peixes, cães, letras, quadras, datas, coroas, ramos, casal de namorados cobertos ou não com o chapéu de chuva.
É de referir que quando se trata de reproduções deverá haver respeito absoluto por estas específicações.
Os “Lenços dos Namorados” assumiram então a forma ideal para uma declaração de amor da bordadeira ao seu amado, através de quadras e de simbologias bordadas no referido lenço. O uso do lenço pelo homem, por cima do casaco domingueiro e colocado ao pescoço, com o nó para a frente, constituía o assumir público do comprometimento. Em caso de amor não correspondido, o lenço seria devolvido à rapariga.
Tambem este projecto inscreve-se no programa dedicado à salvaguarda do património cultural mundial imaterial da UNESCO.
O Clube de Jovens Folcloristas Portugueses nas Comunidades (CJF) que sempre se preocupou com a defesa do folclore português em França como actividade fundamental da nossa vida associativa e baluarte da nossa cultura popular, pretende criar uma exposição para ter oportunidade de mostrar 14 genuínos Lenços de Namorados minhotos : 14 devido ao dia mundial dos namorados ; 14 de Fevereiro, dia de São Valentim.
___________________________________________________________
Clube de Jovens Folcloristas Portugueses nas Comunidades (CJF)
41 boulevard Jean Jacques Rousseau - Appartement N° 2
F-92230 GENNEVILLIERS - France
Telf. : [+33] (0)8.70.44.73.30 - Fax : [+33] (0)1.47.94.19.08
E-mail : clube.jovens.folcloristas@fapf.org
Site : http://br.groups.yahoo.com/group/clubejovensfolcloristas
BlogSpot : http://jovensfolcloristas.blogspot.com
SkyBlog : http://jovensfolclore.skyblog.com
Orkut : http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=917522
Logotipo do “CJF-França” - Clique aqui
O Clube de Jovens Folcloristas Portugueses nas Comunidades (CJF-França) é uma associação portuguesa filíada na Federação das Associações Portuguesas de França – FAPF (www.fapf.org)
Presidente do Clube CJF-França : Adé CALDEIRA
clube.jovens.folcloristas@fapf.org
Messenger : adecaldeira@hotmail.com
___________________________________________________________
Visite o site do Clube dos Jovens Folcloristas Portugueses nas Comunidades (CJF) em :
http://br.groups.yahoo.com/group/clubejovensfolcloristas
http://br.groups.yahoo.com/group/clubejovensfolcloristas
Associa-te ao CJF e recebe gratuitamente o nosso boletim. Clica em :
clubejovensfolcloristas-subscribe@yahoogrupos.com.br
_________________________________________________________________
Sem comentários:
Enviar um comentário