sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Convite à inauguração : Exposição de lenços de namorados minhotos


Exposição de lenços de namorados minhotos
Convite à inauguração – Terça-Feira 13 de Fevereiro 2007 às 20h
Sede do Centro Cultural Português “Paz e Viver Juntos” de Argenteuil (CCPPVEA)
100 rue Dugay em Argenteuil (95)




Exmos Senhores,

O Clube de Jovens Folcloristas Portugueses nas Comunidades (CJF) apresenta o seus melhores cumprimentos a V. Exas, extensivos aos vossos familíares e amigos.

Temos que compreender e defender o nosso património, a nossa identidade para promover o conhecimento das raízes que nos definem, sem ignorar as memórias do povo que somos.

Os lenços dos namorados existem por todo o país, com maior incidência no Minho, Alentejo e Açores. É no Minho que surge a mais importante recuperação desta arte.

Não existe no país região tão rica em bordados como a do Minho. Assim surge este projecto com o objectivo de divulgar essa vertente do artesanato regional, no âmbito dos Lenços de Namorados, também designados lenços marcados, bordados ou de amor.

A tradição dos Lenços de Namorados é significativa nas localidades de Viana do Castelo, Vila Verde, Telões, Guimarães e Aboim da Nóbrega, apresentando, todavia, características de bordado diferente particularmente evidenciados nos de ponto de cruz vermelho e os restantes mais recentes, destacam-se pela explosão de cores vivas bordadas.

O tema principal destas peças bordadas é (de uma forma clara) o amor.

Era costume ensinar às raparigas a arte de bordar, este lenço era então confecionado nas longas noites de serão, nos momentos livres do dia ou aquando do apastoramento do gado, pela rapariga apaixonada que ia transpondo para o lenço os sentimentos que lhe iam na alma. A rapariga usá-lo-ia ao domingo na trincha da saia ou na algibeira ; mais tarde oferecê-lo-ia somente ao rapaz que amava como compromisso de amor, este passaria a usá-lo ao pescoço ou no bolso do casaco do fato domingueiro.

Tambem este projecto inscreve-se no programa dedicado à salvaguarda do património cultural mundial imaterial da UNESCO.

O Clube de Jovens Folcloristas Portugueses nas Comunidades (CJF) que sempre se preocupou com a defesa do folclore português em França como actividade fundamental da nossa vida associativa e baluarte da nossa cultura popular, inaugurará uma exposição de lenços de namorados minhotos para ter oportunidade de mostrar 14 genuínos lenços : 14 devido ao dia internacional dos namorados ; 14 de Fevereiro, dia de São Valentim.


Contando com a sua visita numeros, despedimo-nos com os nossos mais sinceros e respeitosos cumprimentos lusófonos, associativos e folclóricos.






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Exposição de lenços de namorados minhotos



Exposição de lenços de namorados minhotos


Descrição do conteudo e objectivos (nota técnica)

O estudo do folclore é o estudo da própria alma de um país, é o estudo do modo de ser da gente do povo, das suas maneiras de pensar, de agir e de sentir, é o estudo da feição nacional nas suas bases mais profundas e mais características. É a cultura de folk, é a mentalidade do povo, é a lição que nos vem transmitida através das gerações, como todo saber empírico das gentes humildes que lastreiam a formação da nacionalidade, cada um com seus usos, práticas e costumes.

Temos que compreender e defender o nosso património, a nossa identidade, até porque o desenvolvimento só coabita com uma população culturalmente evoluída, o que não pode acontecer no desconhecimento das raízes que nos definem, no ignorar das memórias do povo que somos.

É um facto, que um povo sem memória não existe. Há por isso que a preservar investigando, reconstituindo e divulgando. Temos que investigar, reconstituir, preservar e divulgar as nossas tradições, e torna-las prioritárias.

Os lenços dos namorados existem por todo o país, com maior incidência no Minho, Alentejo e Açores. É no Minho que surge a mais importante recuperação desta arte que além de bordar os lenços, extrai toda a escrita e simbologia para a cerâmica, obtendo-se assim lindas peças pintadas à mão.

Não existe no país região tão rica em bordados como a do Minho. Assim surge este projecto com o objectivo de divulgar essa vertente do artesanato regional, no âmbito dos Lenços de Namorados, também designados lenços marcados, bordados ou de amor.

A tradição dos Lenços de Namorados é significativa nas localidades de Viana do Castelo, Vila Verde, Telões, Guimarães e Aboim da Nóbrega, apresentando, todavia, características de bordado diferente particularmente evidenciados nos de ponto de cruz vermelho pela sua elaboração muito trabalhada, rigorosa e sofisticada. Os restantes, mais recentes, destacam-se pela explosão de cores vivas bordadas a ponto de cruz, pé-de-flor, crivo, cadeia e cheio.

A característica fundamental consiste nos lenços apresentarem, além dos pontos e cores utilizadas, uma bainha ricamente trabalhada e com motivos diferentes de lenço para lenço.


Era costume ensinar às raparigas a arte de bordar para que mal entradas na adolescência começassem a preparar o enxoval. O lenço era bordado então, nas longas noites de serão, nos momentos livres do dia ou aquando do apastoramento do gado, pela rapariga apaixonada que ia transpondo para o lenço os sentimentos que lhe iam na alma. A rapariga usá-lo-ia ao domingo na trincha da saia ou no bolso do avental; mais tarde oferecê-lo-ia somente ao rapaz que amava como compromisso de amor, este passaria a usá-lo ao pescoço ou no bolso do casaco do fato domingueiro.

A certificação dos Lenços de Namorados do Minho implicou a realização de um levantamento detalhado das caracteristicas e especificações deste produto.

Só o cumprimento destas características e especificações é que garante que se está perante um produto genuíno, representativo da identidade cultural de um povo.

O tema principal destas peças bordadas é (de uma forma clara) o amor, sentimento transposto para os lenços, pelas moças da aldeia em “idade casadoira”, e apresentado como seta ao coração do “namorado” ou “conversado”. Exemplos vivos de histórias de amor (correspondidos umas vezes, outras nem tanto) pensa-se que a sua origem esteja nos lenços senhoris dos séculos XVII e XVIII, adaptados posteriormente pelas mulheres do povo.

Um legítimo Lenço de Namorados do Minho deverá ter quarenta centímetros [40 cm] a sessenta centímetros [60 cm] e poderá não ser um quadrado perfeito.

Simbologia : Cibório, cipreste, gregas, flores, silvas, cântaros, cruz, custódia, brazões, passarinhos, pombas, estrelas de Salomão, cestas, corações, chaves, peças agrícolas, borboletas, peixes, cães, letras, quadras, datas, coroas, ramos, casal de namorados cobertos ou não com o chapéu de chuva.

É de referir que quando se trata de reproduções deverá haver respeito absoluto por estas específicações.

Os “Lenços dos Namorados” assumiram então a forma ideal para uma declaração de amor da bordadeira ao seu amado, através de quadras e de simbologias bordadas no referido lenço. O uso do lenço pelo homem, por cima do casaco domingueiro e colocado ao pescoço, com o nó para a frente, constituía o assumir público do comprometimento. Em caso de amor não correspondido, o lenço seria devolvido à rapariga.

Tambem este projecto inscreve-se no programa dedicado à salvaguarda do património cultural mundial imaterial da UNESCO.

O Clube de Jovens Folcloristas Portugueses nas Comunidades (CJF) que sempre se preocupou com a defesa do folclore português em França como actividade fundamental da nossa vida associativa e baluarte da nossa cultura popular, pretende criar uma exposição para ter oportunidade de mostrar 14 genuínos Lenços de Namorados minhotos : 14 devido ao dia mundial dos namorados ; 14 de Fevereiro, dia de São Valentim.



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Os lenços de namorados



Os lenços de namorados


A Arte dos Namorados

A Arte dos Namorados é uma componente fundamental da arte e da cultura popular.

Os Lenços de Namorados apresentam-se como a mais genuína forma poética e artística utilizada pelas moças, em idade de casar.

Constituído por um quadrado de linho, ou de algodão, que a jovem bordadeira bordava a seu gosto, o lenço dos namorados fazia parte do traje típico feminino, mas tinha outra função a desempenhar : a conquista, pela moça do jovem por quem se apaixonara.

Não há muito tempo ainda, que toda a rapariga começava muito cedo a bordar.

Quando mais tarde, casadoira, os olhos teimavam em fugir-lhe para o jovem que no seu intímo já escolhera, começava a bordar o lenço que lhe destinara, dando largas aos sentimentos mais intímos.


História

É provável que a origem dos “lenços dos namorados” ou “lenços de pedidos” esteja nos lenços senhoris do sec. XVII - XVIII, adaptados depois pelas mulheres do povo, dando-lhe consequentemente um aspecto característico.

Antes de tudo, eles faziam parte integrante do traje feminino e tinham uma função fundamentalmente decorativa. Eram lenços geralmente quadrados, de linho ou algodão, bordados segundo o gosto da bordadeira.

Mas não é enquanto parte integrante do traje feminino que nos interessa o seu estudo, mas a sua outra função, não menos importante, e da qual vem o nome : a conquista do namorado.

A moça quando estava próxima da idade de casar confeccionava o seu lenço bordado a partir dum pano de linho fino que porventura possuía ou dum lenço de algodão que adquiria na feira, dos chamados lenços da tropa.

Para realizar esta obra, a rapariga utilizava os conhecimentos que possuía sobre o ponto de cruz, adquiridos na infância, aquando da confecção do seu marcador ou mapa.

Depois de bordado o lenço ia ter às mãos do “namorado” ou “conversado” e era em conformidade com a atitude deste de usar publicamente ou não, que se decidia o início duma ligação amorosa.

Os lenços carregam consigo, por isso, os sentimentos amorosos duma rapariga em idade de casar, revelados através de variados símbolos amorosos como a fidelidade, a dedicação, a amizade, etc.

Estes lenços eram originariamente em ponto de cruz, e por ser um ponto trabalhoso obrigava a bordadeira a passar, durante muitas semanas e mesmo durante meses os serões na sua confecção.

Como a escassez de tempo passou a ser um facto na vida moderna, a mulher deixou de ter tanto tempo para a confecção destes lenços, o ritmo de vida tornou-se mais intenso e a mulher teve que solucionar este problema adoptando no bordado outros pontos mais fáceis de bordar.

Com esta alteração outras se impuseram no trabalho decorativo dos lenços dos namorados : o vermelho e o preto inicial vai dar origem a uma grande quantidade de outras cores, e com elas novos motivos decorativos se impuseram. Os lenços não deixaram porém de ser ainda mais expressivos, acompanhados muitas vezes de quadras de gosto popular dedicados àquele a quem era dirigida tão grande fantasia : O Amado.


Significado

Dentro dos lenços existentes no Minho há uma variedade que pelas suas características se pode localizar com um mínimo de rigor a sua região de origem.

Os recolhidos estão compreendidos mais ou menos dentro da zona do que é o actual concelho de Vila Verde.

Para além destes lenços constituírem parte integrante do trajo do Minho eles eram também usados no Douro Litoral, Trás-os-Montes, Beira Alta, Estremadura, Alentejo e Açores.

“Os lenços de namorados” constituíam a um dado momento uma prova da declaração feita pela bordadeira ao seu namorado e na maior parte dos casos esta declaração era atendida e o conversado comprometia-se, também, publicamente nesta ligação usando o lenço por cima do seu casaco domingueiro, colocado ao pescoço com o nó voltado para a frente.

Caso a rapariga não fosse correspondida o lenço voltaria às suas mãos. Se o namorado trocasse de parceira fazia chegar à sua antiga pretendida o lenço, fazendo-o acompanhar de todos os objectos que daquela possuía : fotografias, cartas, etc.

Outras vezes os lenços eram motivo duma simples brincadeira ou troca de palavras. Nas festas os rapazes tiravam os lenços das raparigas simulando uma ligação amorosa. Quando o rapaz já tinha namorada o facto de simular uma ligação com outra ao roubar-lhe o lenço era muitas vezes motivo de desavença entre a sua namorada e aquela a quem o lenço tinha sido roubado.

O lenço no rapaz para além de ser usado por cima do casaco domingueiro podia, também, ser usado na aba do chapéu ou até mesmo na ponta do pau que era costume o rapaz trazer consigo.

Quando eram utilizados pelas suas “donas” no seu trajo de festa, estes eram colocados do lado direito da cintura, deixando pender uma das pontas, dando assim à sua indumentária uma graciosidade particular.

Os lenços traduzem os mais variados sentimentos duma rapariga em idade de casar, quer manifestados através dos símbolos que se prendem com a fidelidade, quer através de símbolos religiosos que referem o acto específico do casamento, ou ainda através de quadras de gosto popular, que na maior parte dos casos denunciam a ignorância ortográfica da bordadeira, pois facilmente nos deparamos com erros ortográficos dos mais variados.

Por vezes são também testemunhos de épocas (a emigração para o Brasil), de trabalhos agrícolas (vindimas) e até de críticas sociais. Em alguns dos lenços por nós recolhidos aparece mesmo o reverso do tema característico destes lenços, o desamor e alguns deles possuem quadras que embora denotem uma certa dificuldade de relação amorosa, possuem um carácter sobretudo provatório para com o namorado.

Tudo era feito em função da fantasia das fantasias (o Amor) e ele de facto parece ser a causa directa desta rica e exuberante manifestação artesanal.


Simbologia e composição decorativa

Segundo o professor Mota Leite os lenços eram na sua maioria de algodão branco, dos chamados lenços da tropa, que as raparigas adquiriam na feira e não de linho caseiro por este não permitir um trabalho muito perfeito no acto de bordar, devido às imperfeições de acabamento.

Os lenços mais antigos que nos foi dado encontrar são de linho fino e de algodão.

O ponto de cruz parece ter sido o ponto original destes lenços e por isso a sua confecção era muito morosa, levando por vezes semanas e até mesmo meses de serões pacientes no fabrico de uma fantasia que para a bordadeira era única, pois nele iam os seus sentimentos amorosos mesmo que indecifráveis para quem de fora os pudesse olhar.

A rapariga antes de se iniciar propriamente no trabalho destes lenços era ensinada na sua infância a trabalhar o ponto de cruz nos chamados marcadores ou mapas, onde adquiria a perfeição necessária para mais tarde, já moça, passar à confecção dos “lenços dos namorados”.

Os lenços de namorados são geralmente de formato quadrado com dimensões que variam entre os 50 a 60 cm, com uma rica simbologia ligada à fidelidade à ligação amorosa e ao acto do casamento.

A fidelidade está presente na representação da pomba e do cão; a ligação amorosa, na representação variada do par de namorados, na silva que significa a prisão amorosa e na chave que une os dois corações; e finalmente o acto do casamento que está presente na representação de símbolos religiosos como a cruz, o vaso, o cibório, a custódia e o candelabro.

A decoração porém não se limita à representação destes elementos, mas de facto são estes os mais usados nos lenços de ponto de cruz. Apenas ressalvamos os vários tipos de ramos e a grega (espiral grego), representação geométrica que comporta em si um valor ancestral de grande importância : a própria vida do homem; a linha da vida, à qual o casamento se liga de forma incisiva e profunda : a perpetuação da espécie humana.

Apesar de poderem apresentar várias cores, como o verde ou o azul, os lenços de ponte de cruz limitam-se geralmente à utilização do vermelho e do preto obtendo-se deste modo uma grande sobriedade. De facto toda a decoração destes lenços é depurada, sendo curiosamente baseada toda a representação num modelo geométrico onde predomina a simetria. Assim um ângulo do lenço é igual ao outro ângulo, permitindo que os outros dois sendo iguais entre si possam ser diferentes dos dois primeiros. Predomina portanto a forma, na composição decorativa nestes lenços de ponto de cruz e, cada ângulo do lenço vai dar ao centro do lenço e é a partir dele que se constrói toda a decoração. Este tipo decorativo nem sempre é respeitado com rigor, mas é esta a disposição que predomina nas composições.

Com o andar do tempo a vida começou a ser mais agitada, a disponibilidade da bordadeira passou a ser menor e a morosidade na confecção dos lenços teve que ser de alguma forma evitada. A estratégia da bordadeira para diminuir esse tempo foi encontrada na utilização de outra variedade de pontos mais fáceis de bordar, como o “ponto pé-de-flor” ou o “ponto de cadeia” entre outros.

Logicamente, como consequência, a traça originalíssima dos lenços iria sofrer algumas alterações significativas, porém o espírito com que eram confeccionados era sem dúvida o mesmo.

As alterações que se vão notar mais significativamente prendem-se com as cores utilizadas : as cores vermelhas ou negras deram origem a uma policromia, que de resto deu a estes lenços uma maior popularidade, os motivos decorativos vão alargar o seu primitivo leque na simbologia empregue.

Por vezes existe o excesso de decoração geralmente fitomórfica que nos dá a impressão que a simetria é sacrificada pelo efeito decorativo. Este fenómeno torna-se mais visível quando a exuberância de cores empregue é maior.

Aí é o efeito decorativo que sustenta toda a composição, onde nesse excesso o nosso olhar quase se perde.

As próprias quadras populares são nomeadamente sacrificadas à composição, pois são escritas a várias cores, possuindo também elas uma função decorativa na composição.

A temática nestes lenços é muito variada e vai desde a representação dos símbolos relacionados com a temática das vindimas (a cesta, a escada, o cântaro e o pipo) ao tema da emigração, traduzida não só nas quadras que o próprio lenço comporta, mas na utilização de símbolos com ela relacionados (o navio, a pomba que transporta uma carta, etc.), passando pela representação de símbolos ligados a crenças religioso-pagãs, como seja a representação da estrela de Salomão (a estrela de cinco pontas) de duplo significado, ao mesmo tempo símbolo do homem e símbolo do diabo (besta), vista direita ou invertida respectivamente. Ela é ao mesmo tempo o símbolo utilizado pelo povo contra qualquer maldição ou feitiçaria.

Neste caso a defesa do amor encontrado contra qualquer maldição. Noutros lenços toda a decoração parte dum canto do lenço e é a partir daí que se desenvolve. Em todos porém o tema do amor está presente quer através da representação de corações quer mesmo através da palavra amor neles bordada.

Se alguns lenços chegam a possuir quadras que poderemos interpretar como amores não correspondidos quer nos parecer que essas quadras são mais de provocação, dirigidas ao namorado e não propriamente casos de "amor impossível".

Mais “clássico” ou mais “barroco” na exibição decorativa, em todos está presente a temática amorosa.


Dizeres e quadras populares

“Quando um jovem se encontra fortemente apaixonado, (...), tudo nele é poesia”
Dr. Teixeira de Sousa

Poesia que nos lenços de namorados se revela na forma de quadras populares, expressando o sentir da sua dona : amor, ternura, desejo, apreço, ansiedade, entrega, sinceridade, saudade, ciúme, desgosto, tudo isto num bom sabor popular característico da mulher minhota.

Raros são os lenços que não apresentam um ou dois dizeres, onde os erros de ortografia reinam, pois lembremos que a maioria das bordadeiras não sabiam ler nem escrever, limitando-se a copiar as letras e palavras de marcadores já elaborados.

Nestas quadras não se pode procurar concordância ou respeito pelas regras de ortografia. Há letras invertidas, letras que faltam ou que sobram, outras indecifráveis daí que seja necessário interpretar estes dizeres tão próprios do povo do Minho.

No entanto as quadras têm um elo em comum : o Amor, a temática subjacente à própria natureza dos Lenços de Namorados, onde é, na maioria das vezes, expressa por uma promessa de amor, como podemos constatar nas quadras seguintes :
E tan certo eu amarte
Como o lenço branco ser
Só deixarei de te amar
Cuando o lenço a cor perder
O meu coraca
O/ so a ti adora
So por ti suspi
Ra/ so por ti chora

Outra das representações encontradas em algumas quadras são as declarações de amor por parte da rapariga :
OT EULADOSATISFEITA
PASSOANO UTEIUDIA
SOTUS U M E U E NCANT
OAM I NHADOCE.ALEGRIA
(Ao teu lado satisfeita
Passo a noite e o dia
Só tu és o meu encanto
A minha doce alegria)

Não tão comuns mas que ainda se pode presenciar são as iniciativas das bordadeiras em oferecer o seu coração solitário. Nestas quadras podemos ver duas maneiras de o fazer : a primeira a bordadeira manda o lenço dar provas das suas aptidões a toda a freguesia para arranjar partido; na segunda mostra a sua lealdade a quem a quiser amar.
Bai lenco da minha mao
Bai currer a freguesia
Bai dar em formações
Da minha sabeduria
Méu curação lial quem
Mo qizér amar
Merserá gárnde
Castigo quem no cizér falsiar

Os Lenços são também formas de as moças expressarem as suas saudades e promessas de amor aos rapazes que se ausentam das suas terras. Podemos ver por exemplo nas seguintes inscrições :
Aqui tens meu coração
E a chabe pró abrir
Num tenho mais que te dar
Nem tu mais que me pedir.
Bai carta feliz buando
Nas asas dum passarinho
Cando bires o meu amor
Dále um abraço e um veijinho

Ou ainda ...
Meu Manel bai pró Brasil
Eu tamen bou no Bapor
Guardada no coração
Daquele quê meu amor
Meu Manel bai pró Brazil
Eu tamem bou no bapor
Gardada no coração
Daquele qué meu amor

Evidentemente que nesta preciosidade artesanal podemos encontrar além destes outros estilos de quadras bordados nos lenços. Contudo, apenas nos limitamos a referir algumas. O certo é que os lenços de namorados pelos dizeres que contêm, pelo seu simbolismo e o seu significado sentimental se apresentam como a mais genuína forma de poesia popular utilizada pelas moças do Minho em idade de casar.


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São Valentim : Patrono dos namorados


São Valentim : Patrono dos namorados

São Valentim era um religioso Romano do século III D.C. que, desrespeitando um decreto do então imperador romano Claudius II, segundo o qual eram nulos e proibidos os casamentos, realizou casamentos em segredo ...

Foi em Roma, há alguns séculos atrás... o exército via-se com o problema de falta de homens para as guerras ou para os seus territórios no Oriente. Estes não queriam alistar-se porque tinham suas mulheres e seus filhos e não queriam separar-se deles. Para resolver este problema, o imperador ordenou e decretou que os jovens fossem proibidos de acasalar ou casar.

São Valentim, que não concordava com este decreto, protestou e formou um movimento que lutava contra a decisão do imperador. E casou ... Casou inúmeros casais às suas escondidas. Ele era da opinião que o homem não tinha direito de separar tão belos sentimentos: o AMOR.

O imperador não gostou deste movimento e dos casamentos secretos e, mandou executar (decapitar), no dia 14 de Fevereiro, São Valentim.

A sua ascensão a Santo da Igreja Católica deve-se à sua abnegação em prol da fé e do amor.

Mas na história da Igreja Católica há referência a dois São Valentim.

Estes têm em comum o facto de terem sido mártires nas mãos de pagãos. Este outro, em meados do século II D. C., recusou-se a abdicar da fé cristã que professava, tendo por isso sido preso pelos romanos; reza a história que as crianças lhe escreviam missivas de amor e lhas atiravam pela janela da sua cela.


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Dia dos Namorados : 14 de Fevereiro



Dia dos Namorados : 14 de Fevereiro


A 14 de Fevereiro, ofereça doces, flores e lembranças ao seu mais-que-tudo. E, porque não, um fim-de-semana de sonho, umas férias inesquecíveis, uma refeição afrodisíaca e toda a atenção do mundo. Afinal, é dia de São Valentim, o patrono dos namorados.

O dia de São Valentim é fruto da mistura entre tradições pagãs e religião católica. O dia 14 de Fevereiro era, na antiga Roma, um feriado dedicado a Juno, a rainha dos deuses romanos, também conhecida pela deusa das mulheres e dos casamentos.

Outra origem provável para o dia dos namorados é o festival dedicado a Fauno (Pã entre os gregos), divindade que velava pela fertilidade dos campos e pela fecundidade dos rebanhos, e que se celebrava a 15 de Fevereiro.

Durante estes festejos, chamados de Lupercalia, eram sorteados os nomes das jovens solteiras entre os rapazes candidatos ao namoro. O romance podia ter a duração do festival ou ser mais longo. Muitas vezes os jovens apaixonavam-se e casavam mais tarde.

O festival Lupercalia foi mais tarde adaptado pela Igreja cristã, que pretendia abolir as festividades pagãs. O sorteio dos nomes das raparigas foi sendo substituído por nomes de santos, e o ritual foi “apadrinhado” por São Valentim, que tinha morrido, precisamente, a 14 de Fevereiro de 269 d.C.

A data coincidia, também, com o início da época de acasalamento das aves.

O nome “Lupercalia” deriva de “Lupus”, lobo em latim. “Lupercal” era a gruta sagrada onde a loba tinha alimentado os gémeos Rómulo e Remo, fundadores de Roma. Todos os anos, a 15 de Fevereiro, os sacerdotes reuniam-se nesta gruta e sacrificavam pequenos animais, tiravam-lhes a pele e tocavam nas pessoas com tiras de pele dos animais, para curar a esterilidade. Daí a associação entre esta altura do ano e o amor/sexo.

No mundo, existem diferentes formas de celebrar este dia. Por exemplo, na Itália é habitual reunirem-se à volta de um banquete e celebrar o amor e a amizade. Na Inglaterra, as crianças recebem doces dos pais e é tradição beijar seis pessoas antes da meia-noite, para obter felicidade na vida amorosa. Na Dinamarca o presente mais famoso são as flores prensadas, designadas por flocos de neve.

Em Portugal oferecem-se chocolates, flores, cartões, peluches... seja qual for a escolha... esta vai ser bem recebida... pois o importante é demonstrar o quanto queremos alguém... mostrar mais uma vez o que sentimos e acima de tudo fazer com que esse alguém se sinta muito especial...



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