quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

Escola Associativa de Música Tradicional Portuguesa

Projecto da Associação “Agora” de Argenteuil
Parceria e divulgação do Clube de Jovens Folcloristas Portugueses nas Comunidades (CJF)



As associações “Agora” e o “Clube de Jovens Folcloristas Portugueses nas Comunidades” são colectividades viradas para a juventude portuguesa e filiadas na Federação das Associações Portuguesas de França (FAPF)

Têm actividades associativas muito diversificadas tentando responder, pelo melhor, às necessidades sociais e culturais da comunidade portuguesa.

No conjunto de actividades associativas, as danças folclóricas ocupam um lugar privilegiado, seja pelo número de grupos existentes (cerca de 450 ; e mais de 200 só na região parisiense), seja pelo o número de componentes desses mesmos grupos, seja também pelas suas características pluri-geracionais e mesmo inter-étnicas.

Nesses grupos folclóricos em França participam homens e mulheres da primeira geração (principalmente fundadores dos agrupamentos), como jovens, raparigas e rapazes da segunda e terceira geração e, desde há poucos anos, jovens de outras origens.

No seio desses grupos folclóricos, a música e os instrumentos musicais ocupam um lugar importante. O acordeão, a concertina, a guitarra, os bombos e outros instrumentos tradicionais, de cordas ou de sopro, estão presentes dependendo da região representada e do tipo de trajes e de danças.

Desde há anos, os grupos folclóricos sofrem dum défice de músicos que sabem tocar instrumentos tradicionais de folclore português; este facto conduziu muitas vezes à suspensão das actividades do grupo folclórico, à desmobilização dum grande número de pessoas e mesmo à extinção da própria associação.

Com esse facto, certos instrumentos, como por exemplo a concertina e o cavaquinho, encontram dificilmente músicos para os tocar.

Se a concertina e o cavaquinho são exemplos significativos, os grupos folclóricos procuram cada vez mais acordeonistas, guitarristas e outros músicos.

Neste contexto, é urgente mobilizar músicos que tocam ainda estes instrumentos (muitas vezes homens da primeira geração) para que seja transmitido os seus conhecimentos musicais às gerações futuras.

É sem dúvida mais fácil de encontrar jovens para dançar que músicos para tocar os mais diversos instrumentos. Por causa desta penúria de músicos em França, muitos dos grupos folclóricos estão actualmente parados, não podendo exibir os seus valiosos trajes tradicionais que tanto custaram às associações que gerem esses mesmos grupos.

A associação “Agora”, colectividade suporte do projecto, trabalhará em colaboração com estruturas que agem nos domínios do folclore português em França, como o Clube de Jovens Folcloristas Portugueses nas Comunidades para facilitar o avanço deste projecto e a sua divulgação.

Além da organização dos cursos e das acções de formação, leccionados por formadores especializados, esta escola de música poderá ainda participar na organização de eventos festivos e culturais em relação com a sua actividade principal.

Uma das características deste projecto será o recurso aos actuais músicos de grupos folclóricos (entre eles os mais disponíveis e competentes) para integrarem esta acção, fundamental para à dinamização de muitos desses grupos folclóricos e à sua sobrevivência.

É para responder a esta situação e necessidade social e cultural que a nossa associação “Agora” decidiu criar uma Escola Associativa de Música Tradicional Portuguesa aberta a todos aqueles que desejam aprender a tocar um instrumento musical tradicional, componentes de grupos folclóricos ou não.


OBJECTIVOS DO PROJECTO

1. Formar músicos amadores na arte de tocar instrumentos clássicos ou tradicionais que fazem parte do folclore português.

2. Apoiar os grupos folclóricos adaptando os cursos e seus conteúdos às suas necessidades específicas.

3. Criar uma base de dados com informações que poderão interessar os grupos folclóricos nos aspectos musicais e dos próprios músicos.


CONTÉUDO DO PROJECTO

OS LOCAIS
A associação “Agora” põe à disposição dos formadores e para a organização dos cursos, locais adaptados à formação musical.
OS FORMADORES
Os formadores, profissionais ou amadores, serão recrutados pela a associação na base dum contrato com as condições a respeitar entre ambas as partes.
OS CURSOS
Os cursos, cujas inscrições serão geridas pela a associação “Agora”, terão lugar em horários alargados para dar a possibilidade de participação a um público assalariado ou estudante.
Nesta perspectiva, certos horários serão nos Sábados, Domingos ou serões durante a semana.


Para mais informações, contactar :

Associação “Agora” de Argenteuil
agora.argenteuil@fapf.org - Telf. : [+33] (0)1.39.97.03.56
Rico DE ROSA [+33] (0)1.39.97.03.56 ou [+33] (0)6.24.25.79.27
Logotipo da associação “Agora” - Clique aqui

Clube de Jovens Folcloristas Portugueses nas Comunidades
clube.jovens.folcloristas@fapf.org - Telf. : [+33] (0)8.70.44.73.30
Informações : Adé CALDEIRA [+33] (0)8.70.44.73.30
Logotipo do “CJF-França” - Clique aqui

___________________________________________________________


Clube de Jovens Folcloristas Portugueses nas Comunidades (CJF)
41 boulevard Jean Jacques Rousseau - Appartement N° 2
F-92230 GENNEVILLIERS - France
Telf. : [+33] (0)8.70.44.73.30 - Fax : [+33] (0)1.47.94.19.08
E-mail :
clube.jovens.folcloristas@gmail.com
Site :
http://br.groups.yahoo.com/group/clubejovensfolcloristas
BlogSpot :
http://jovensfolcloristas.blogspot.com
SkyBlog :
http://jovensfolclore.skyblog.com
Orkut :
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=917522


O Clube de Jovens Folcloristas Portugueses nas Comunidades (CJF-França) é uma associação portuguesa filíada na Federação das Associações Portuguesas de França – FAPF (
www.fapf.org)


Presidente do Clube CJF-França : Adé CALDEIRA
clube.jovens.folcloristas@gmail.com
Messenger :
adecaldeira@hotmail.com


___________________________________________________________


Visite o site do Clube dos Jovens Folcloristas Portugueses nas Comunidades (CJF) em :
http://br.groups.yahoo.com/group/clubejovensfolcloristas

Associa-te ao CJF e recebe gratuitamente o nosso boletim. Clica em :
clubejovensfolcloristas-subscribe@yahoogrupos.com.br


_________________________________________________________________

Inscreva-se na nossa newsletter